PL pede cassação de Janones após acusações de rachadinha

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação de mandato contra o deputado André Janones (Avante-MG) na última terça-feira, 28, por acusações de rachadinha (repasse de salários de funcionários) no gabinete do congressista. A acusação foi feita...

Publicado em 29 de novembro de 2023 às 12:03

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um pedido de cassação de mandato contra o deputado André Janones (Avante-MG) na última terça-feira, 28, por acusações de rachadinha (repasse de salários de funcionários) no gabinete do congressista. A acusação foi feita por um ex-assessor de Janones.

Agora, cabe à Mesa encaminhar o pedido ao Conselho de Ética da Casa, que deverá avaliá-lo. Caso o conselho conclua pela cassação, o acusado ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça, se avaliar que essa decisão contrariou alguma norma constitucional. A CCJ se manifesta apenas sobre os erros apontados, mas não suspende os efeitos da decisão.

Congressistas de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também acionaram a PGR (Procuradoria-Geral da República) contra André Janones por acusação de corrupção. 'A conduta noticiada configura, ainda, em tese, ato de improbidade administrativa que importe em enriquecimento ilícito e lesão ao erário', diz trecho da ação encabeçado pelo deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).