Presidente do PT defende André Janones de acusações de 'rachadinha'

Na última terça-feira, 28, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), defendeu o deputado André Janones (Avante-MG) das acusações de rachadinha (repasse de mandatos de funcionários) no gabinete dele. A petista alega que a “extrema-direita não perdoa Janones pela sua atuação política” e que “Estamos...

Publicado em 29 de novembro de 2023 às 08:16

Na última terça-feira, 28, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), defendeu o deputado André Janones (Avante-MG) das acusações de rachadinha (repasse de mandatos de funcionários) no gabinete dele. A petista alega que a 'extrema-direita não perdoa Janones pela sua atuação política' e que 'Estamos solidários com ele na evidência da verdade', publicou Gleisi em seu perfil no X (ex-Twitter).

Um áudio vazado por Cefas Luiz, ex-assessor de Janones, indica a participação do congressista em um suposto esquema de rachadinha. Após a repercussão do caso, o deputado negou as acusações e afirmou que o caso se tratava de uma proposta de 'vaquinha'.

'Não existe a palavra 'devolver' no áudio, se fala em vaquinha. Discordo que vaquinha seja o mesmo de rachadinha. Qual a diferença? É muito nítido. Na rachadinha, existe um controle, você sabe quanto a pessoa recebe, cobra um valor determinado e ela tem que devolver para você. Isso é uma maneira de você se desviar indiretamente. É roubo, corrupção', afirmou.

Segundo o deputado, a gravação foi feita durante uma reunião realizada em 2019. O dinheiro arrecadado seria usado para cobrir os gastos de suas últimas campanhas. Na época, Janones havia sido eleito deputado federal pela primeira vez. Em 2016, ele tinha corrido, sem sucesso, na prefeitura de Ituiutaba (MG), cidade onde nasceu. Segundo ele, seu patrimônio estava 'dilapidado'.