Supremo indica três mulheres a Lula para vaga no TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou nesta quinta-feira, 31, uma lista com nome de três mulheres como sugestão ao presidente Lula, para vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TS), órgão que é responsável pela organização das eleições. Na lista enviada formalmente pelo TSE estavam os nomes...

Publicado em 31 de maio de 2023 às 16:59

O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou nesta quinta-feira, 31, uma lista com nome de três mulheres como sugestão ao presidente Lula, para vaga de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TS), órgão que é responsável pela organização das eleições. Na lista enviada formalmente pelo TSE estavam os nomes das advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Bahia, Edilene Lobo, ligada ao PT de Minas Gerais, e Marilda Silveira, que atua na área eleitoral em Brasília.

 Agora caberá ao presidente Lula escolher um dos três nomes sugeridos. Não há prazo legal para resposta. De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico, além dos respectivos substitutos.