Após aprovação da PEC da Blindagem, deputados pedem desculpas nas redes sociais

Movimento feito por deputados federais foi amplamente criticado

Publicado em 20 de setembro de 2025 às 10:08

(Deputados Federais)
(Deputados Federais) Crédito: Redes Sociais/Reprodução/Instagram 

Após a aprovação da PEC da Blindagem, nesta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados, em Brasília, alguns deputados federais foram às redes sociais para pedir desculpas e falar de arrependimento por terem participado da votação a favor da PEC.

A aprovação da PEC, que protege os parlamentares de qualquer investigação e pede autorização para que sejam investigados, repercutiu de forma negativa nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a impunidade parlamentar que a proposta pode trazer.

A proposta de emenda à Constituição, que dificulta a abertura de processos criminais e prisões contra parlamentares, foi aprovada na Câmara esta semana por 344 votos favoráveis e 133 contrários.

Após a repercussão negativa, alguns parlamentares se mostraram arrependidos de terem votado a favor da PEC que prevê a necessidade de aval do Congresso Nacional para prisão ou abertura de processos contra parlamentares.

Confira os nomes dos parlamentares que usaram as redes socias arrependidos:

Pedro Campos (PSB-PE) recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a PEC que ele mesmo ajudou a aprovar.

Silvye Alves anunciou o desligamento do União Brasil; a parlamentar goiana se disse coagida a votar a favor da proposta.

Thiago de Joaldo (Progressistas-SE) disse que vai se unir a outros colegas para tentar derrubar a PEC no Senado.