Bolsonaro defende troca de elegibilidade por anistia ampla e geral

Ex-mandatário conversa com aliados sobre o assunto, após o pedido de urgência do texto da PL da Anistia passar pela Câmara do Deputados na última quarta-feira (17), às pressas.

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 08:22

Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República
Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República Crédito: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

O ex-mandatário Jair Messias Bolsonaro (PL) anda conversando com seus aliados sobre uma possível troca de benefícios com a nova reformulação da PL da Anistia. Segundo aliados próximo a Bolsonaro, ele abre mão de seus direitos políticos em troca da anistia ampla e geral, ou seja, ele prefere o perdão a gozar de seus direitos políticos.

Em 2023, Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ataques à Justiça Eleitoral, assim como, o ataque às urnas, alegando fraude no sistema. Sem provas, Jair foi sentenciado e perdeu seus direitos políticos. O TSE tornou Jair inelegível até 2030, naquela ocasião.

As declarações de Jair Bolsonaro ocorrem após a Câmara dos Deputados aprovar o pedido de urgência do texto da PL de Anistia votado na última quarta-feira (17).

Conforme aliados ao ex-presidente da República, os parlamentares do centro são contra a retomada dos direitos políticos de Bolsonaro, e não a uma anistia que inclua Jair Bolsonaro, condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos e 8/1, réus no processo do golpe e investigados no processo das fake news.