Bolsonaro pediu ajuda a advogada de Trump sobre como reagir ao tarifaço, diz PF

No áudio obtido pela PF, Bolsonaro diz ter preparado um texto elogiando Trump, destacando que “a liberdade está acima da questão econômica”.

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 13:59

No áudio obtido pela PF, Bolsonaro diz ter preparado um texto elogiando Trump, destacando que “a liberdade está acima da questão econômica”.
No áudio obtido pela PF, Bolsonaro diz ter preparado um texto elogiando Trump, destacando que “a liberdade está acima da questão econômica”. Crédito: Reprodução

Um relatório da Polícia Federal (PF) aponta que Jair Bolsonaro (PL) buscou ajuda de Martin De Luca, advogado ligado à empresa Rumble e ao Trump Media & Technology Group, para definir como se posicionar publicamente sobre o “tarifaço” imposto ao Brasil pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No áudio obtido pela PF, Bolsonaro diz ter preparado um texto elogiando Trump, destacando que “a liberdade está acima da questão econômica”. O ex-presidente pede que De Luca o oriente sobre o que publicar nas redes sociais para reforçar esse discurso.

Segundo a PF, o episódio mostra o alinhamento de Bolsonaro a interesses externos e a tentativa de usar medidas de outro governo contra o Brasil em benefício próprio.

Aliados do ex-presidente avaliam que esse é um dos trechos mais delicados do relatório, já que pode indicar coordenação de Bolsonaro com figuras próximas a Trump para pressionar autoridades brasileiras, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento, divulgado na quarta-feira (20), também traz registros de conversas entre Bolsonaro, Martin De Luca, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o pastor Silas Malafaia.

Com informações do G1