Celso Sabino anuncia saída do Ministério do Turismo

Sabino já vinha sob pressão desde a última semana, quando a legenda anunciou que deixaria a base do Executivo.

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 14:44

Sabino já vinha sob pressão desde a última semana, quando a legenda anunciou que deixaria a base do Executivo.
Sabino já vinha sob pressão desde a última semana, quando a legenda anunciou que deixaria a base do Executivo. Crédito: Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), pediu demissão nesta sexta-feira (26), após o União Brasil oficializar o rompimento com o governo Lula (PT). A saída foi acertada em reunião no Palácio do Planalto.

Sabino já vinha sob pressão desde a última semana, quando a legenda anunciou que deixaria a base do Executivo. O movimento foi acelerado após reportagens citarem o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, em suposta ligação com aeronaves operadas por uma empresa associada ao PCC, acusação que ele nega.

Com a queda, já são 13 mudanças no ministério desde o início do atual governo. A última ocorreu com a saída de Cida Gonçalves, substituída por Márcia Lopes no Ministério das Mulheres.

Mesmo com o desembarque do União Brasil, outros dois ministros da legenda seguem no cargo por serem ligados diretamente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP): Frederico de Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração).

Com informações do Metrópoles