Com gritos de ‘o Brasil acordou’, Nikolas Ferreira mobiliza mais de 18 mil pessoas durante ato em Brasília

A caminhada foi transmitida pelas redes sociais de Ferreira ao longo da semana

Publicado em 26 de janeiro de 2026 às 07:30

(Ato na Praça do Cruzeiro, em Brasília) 
(Ato na Praça do Cruzeiro, em Brasília)  Crédito: Redes Sociais/Instagram/Nikolas Ferreira 

Neste domingo (25), 18 mil pessoas compareceram à manifestação liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), na Praça dos Cruzeiro, em Brasília. Os dados são do Monitor do Debate Político, formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo.

O deputado e seus aliados, que participantes da caminhada, chegaram nesse domingo à Praça do Cruzeiro, em Brasília, após um trajeto de 240 quilômetros desde Minas Gerais. O ato pleiteia a liberdade para Jair Bolsonaro (PL) e outras pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal pelos atos golpistas em 8/1.

Durante discurso, o deputado federal criticou o governo Lula (PT) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Na sequência, Nikolas afirmou que o Nordeste, onde o presidente tem muita força eleitoral, “vai ser livre e vai acordar”.

Ainda no domingo (25), às 13h, uma a descarga elétrica, ou seja, um raio atingiu a área da Praça do Cruzeiro. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estavam reunidos perto do Memorial JK, no Eixo Monumental, sob forte chuva.

Conforme dados do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, 72 pessoas receberam algum tipo de atendimento após a queda do raio. Dessas, 24 foram encaminhadas a hospitais, incluindo oito em estado grave. Treze pacientes foram para o Hospital de Base do DF e onze para o Hospital Regional da Asa Norte.

Com informações do portal carta Capital