Datafolha aponta que 76% dos brasileiros é contra aumento do número de deputados

A votação da proposta no Senado estava marcada para esta quarta-feira (18), mas foi adiada para a semana que vem.

Publicado em 18 de junho de 2025 às 16:47

Câmara dos Deputados.
Câmara dos Deputados. Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil

Uma pesquisa da Datafolha apontou que cerca de 76% dos brasileiros não aprova o aumento no número de deputados proposto em um Projeto de Lei (PL) que deve ser votado no Senado nos próximos dias.

Segundo o levantamento, divulgado nesta terça-feira (17), só 20% apoiam a ampliação do número de deputados federais, 2 % não souberam responder e 1% se disse indiferente à questão.

A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A proposta que já foi aprovada na Câmara, prevê a ampliação do número de deputados federais de 513 para 531. De autoria da Câmara e endossado pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), o projeto é uma alternativa para evitar que 7 Estados percam representantes na redistribuição das cadeiras entre as bancadas estaduais, conforme o Censo de 2022– como havia sido determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A votação da proposta no Senado estava marcada para esta quarta-feira (18), mas o presidente da casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), adiou para a semana que vem a votação do projeto.