Lula comparece ao velório de Pepe Mujica no Uruguai; 'saio daqui com muita tristeza'

Lula, que era próximo do uruguaio, fez um pronunciamento ao deixar a cerimônia na tarde desta quinta-feira.

Publicado em 15 de maio de 2025 às 15:55

Lula comparece ao velório de Pepe Mujica no Uruguai. 
Lula comparece ao velório de Pepe Mujica no Uruguai.  Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao velório do ex-presidente uruguaio, Pepe Mujica, no início da tarde desta quinta-feira (15). A cerimônia é realizada na cidade de Montevidéu.

O velório aberto ao público começou na quarta-feira (14) no Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo, na capital uruguaia. Integram a comitiva brasileira, além do presidente, a primeira- dama, Janja da Silva, o ministro da Secretaria-Geral, Marcio Macedo; o senador Humberto Costa; os deputados federais Jandira Feghali e Guilherme Boulos; além do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Lula suspendeu a agenda que estava prevista para esta sexta-feira (16), no Espírito Santo por causa da ida ao funeral. Em um breve pronunciamento ao sair da cerimônia. “O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre”, destacou Lula, que era próximo do uruguaio.

“Saio daqui com muita tristeza, porque nós tivemos aqui nos últimos 15 dias, duas perdas irreparáveis: papa Francisco, que era um ser humano muito, muito especial, com uma percepção humana muito grande, com uma generosidade acima da média da humanidade, e agora o Pepe Mujica o acompanha”, disse Lula.

O ex-presidente uruguaio José Alberto “Pepe” Mujica, que morreu nesta terça-feira (13), em decorrência de um câncer de esôfago, era uma figura forte na política e considerado ícone da esquerda latino-americana.