Lula diz que está na hora de mudar a jornada de trabalho do País

O presidente defendeu o fim da escala de trabalho 6x1 e afirmou que deve haver diálogo entre governo, parlamentares, trabalhadores e empresários em torno do tema

Publicado em 6 de fevereiro de 2026 às 07:39

(Presidente Luiz Inácio Lula da Silva)
(Presidente Luiz Inácio Lula da Silva) Crédito: Ricardo Stuckert - PR

Ao defender o fim da escala de trabalho 6x1, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que governo vai dialogar com parlamentares, trabalhadores e empresários em busca de aprovar a mudança. Segundo ele, está na hora de reduzir a jornada de trabalho do País para que as pessoas tenham mais tempo para estudar e cuidar da família.

“Quem viveu no mundo do trabalho como eu sabe que hoje a juventude e as mulheres querem mais tempo. Mais tempo para estudar. Mais tempo para cuidar da família. Com o avanço tecnológico, a produção aumentou muito, então, você não precisa exigir de todo mundo isso”, disse nesta quinta-feira (5/2), em entrevista ao site de notícias UOL.

Essa não é uma tarefa só do governo. O governo tem que estabelecer uma discussão com o Congresso Nacional. Nós vamos estabelecer discussão com o empresariado e com os trabalhadores. E fazer aquilo que é possível. O dado concreto é que está na hora da gente fazer uma mudança na jornada de trabalho desse País”, afirmou.

Na mensagem enviada pelo poder Executivo ao Congresso Nacional na última segunda-feira (2/2), em razão da retomada dos trabalhos legislativos, o presidente Lula listou como uma das prioridades para 2026 o fim da escala 6x1.

Com informações do Governo Federal