Motta descarta permissão para Eduardo Bolsonaro manter mandato nos EUA

Presidente da Câmara, Hugo Motta diz que não abrirá exceção para que Eduardo Bolsonaro possa exercer seu mandato dos EUA

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 18:27

Presidente da Câmara Hugo Motta 
Presidente da Câmara Hugo Motta  Crédito: Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), descartou qualquer mudança no regimento da Casa para permitir que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) continue exercendo o mandato enquanto vive nos Estados Unidos. Em entrevista ao Metrópoles nesta quinta-feira (7/8), Motta foi claro: “Nosso regimento não prevê o exercício do mandato a distância. Seria uma exceção, e não há justificativa para isso no momento”.

Eduardo está autoexilado nos EUA, onde tem articulado com aliados do ex-presidente Donald Trump medidas contra autoridades brasileiras, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Para Motta, trata-se de uma escolha pessoal e política do deputado.

“Na pandemia, houve uma exceção por causa de uma crise sanitária. Agora, é um caso político e jurídico. Eduardo decidiu permanecer nos EUA defendendo suas ideias”, disse o presidente da Câmara.

Apesar das divergências, Motta afirmou que respeita a atuação do parlamentar, mas reforçou que não tem intenção de favorecê-lo nem de prejudicá-lo.

Com informações do Metrópoles