Pedido de abertura da CPMI do Banco Master já tem 229 assinaturas e atinge quórum

196 deputados e 33 senadores já assinaram o documento que deve ser levado para o presidente do Senado.

Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 09:33

BANCO MASTER
BANCO MASTER Crédito: Divulgação

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), anunciou em suas redes sociais que atingiu o quórum para a abertura da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar possíveis crimes financeiros do Banco Master.

Segundo a assessoria do parlamentar, até o momento há 229 assinaturas: 196 deputados e 33 senadores.

O pedido de abertura da CPMI deve ser levado para análise do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que fica encarregado de escolher o relator da comissão. A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso depende do cumprimento de requisitos formais previstos na Constituição Brasileira, sendo necessária a adesão de 171 deputados e 27 senadores para a criação de uma comissão.

Perfis de oposição nas redes sociais estão reunindo forças populares para pressionar diretamente os parlamentares pela abertura da CPMI.