Petição pedindo impeachment de Moraes supera 746 mil adesões

O documento será destinado ao Senado Federal e evidenciará o descontentamento da sociedade brasileira com a condução judicante de Moraes como ministro da Suprema Corte.

Publicado em 19 de agosto de 2024 às 08:11

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Crédito: Agência Brasil

Na noite do último domingo, 18, a plataforma Change.org, registrou 746.900 assinaturas, do abaixo-assinado pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A petição vem ganhando novas adesões com celeridade. O documento será destinado ao Senado Federal e evidenciará o descontentamento da sociedade brasileira com a condução judicante de Moraes como ministro da Suprema Corte.

Várias denúncias em desfavor do magistrado tem vindo à tona, e agora mais um capítulo da série de acusações, sustentadas por registros de conversas por WhatsApp entre os assessores de Moraes, foram extraídas legalmente de um aparelho celular, segundo o jornal Folha de S.Paulo.

Desta vez, veio a público uma declaração do juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, Marco Antônio Vargas, cogitando a hipótese de “mandar uns jagunços pegar” o jornalista Allan dos Santos “na marra e colocar num avião brasileiro”, como solução por não obter sua extradição dos Estados Unidos para o Brasil. A declaração revela intenções e interesses que não coadunam com o exercício legal da magistratura.

Allan se exilou nos Estados Unidos após sofrer uma devassa do Judiciário brasileiro – incluindo condenações por meio de decisões de Moraes -, a fim de evitar ser preso e amargar sanções de ordem financeira.