Astronautas da Nasa retornam para Terra

Os astronautas pousaram no mar da Califórnia nesta quinta (15)

Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 11:57

(Astronautas retornando para Terra) 
(Astronautas retornando para Terra)  Crédito: Space X/Divulgação 

Os astronautas Zena Cardman e Mike Fincke, da agência espacial americana, Kimi Yui, da Agência de Exploração Espacial do Japão (JAXA), e o cosmonauta da Roscosmos, Oleg Platonov, chegaram à terra nesta quinta-feira (15). Os tripulantes pousaram no mar da costa da Califórnia.

Os tripulantes da espaçonave Dragon, da SpaceX, chegaram à Terra na madrugada desta quinta-feira (15). Ela deixou a Estação Espacial Internacional com quatro membros de uma tripulação da Nasa na quarta, após 167 dias no espaço. A volta da tripulação foi antecipada após um problema de saúde afetar um dos astronautas.

A capsula aterrissou de paraquedas perto de San Diego, nos Estados Unidos, por volta das 0h45 no horário local. A descida, segundo a Nasa, demorou mais de mais de 10 horas da Estação Espacial Internacional e uma reentrada na atmosfera terrestre. O retorno dos astronautas para terra foi transmitido ao vivo pela NASA e SpaceX.

As equipes a bordo do navio de recuperação da Nasa, incluindo duas lanchas rápidas, garantiram a segurança da espaçonave Dragon da SpaceX para a operação de resgate. Assim que as equipes concluíram seu trabalho, o navio de recuperação içou a Dragon para o convés principal com os astronautas a bordo. Após a operação, já no convés, a tripulação deixou a espaçonave.

A Nasa anunciou que os quatro tripulantes serão transportados para um hospital local para avaliação. Após avaliação médica, os astronautas retornarão para o Centro Espacial Johnson da Nasa em Houston, onde se encontrarão com suas famílias.

A agência não divulgou o nome do astronauta nem a condição médica, alegando privacidade, mas afirmou que o quadro é estável. O astronauta teria sofrido uma lesão.

Esta é a primeira evacuação antecipada na história da ISS, que abriga astronautas de forma contínua desde 2000.

Com informações do portal G1 e CNN