Pré-candidato do PRTB promete iPhone, internet gratuita e imposto único de 3,5%

Leonardo Avalanche será oficializado como candidato durante a convenção nacional do PRTB, marcada para 29 de julho.

Publicado em 24 de julho de 2026 às 22:21

(Pré-candidato do PRTB à Presidência da República, Leonardo Avalanche)
(Pré-candidato do PRTB à Presidência da República, Leonardo Avalanche) Crédito: Reprodução/Instagram

O pré-candidato do PRTB à Presidência da República, Leonardo Avalanche, apresentou propostas que pretende incluir em seu plano de governo caso seja eleito nas eleições de 2026. Entre as principais promessas está a entrega de um iPhone e um ano de internet gratuita para brasileiros que concluírem um curso de empreendedorismo oferecido pelo governo.

Segundo a pré-campanha, o benefício também seria estendido a pessoas inscritas no Bolsa Família. A justificativa é que o aparelho funcionaria como uma ferramenta de capacitação, inclusão digital e acesso ao mercado de trabalho.

Leonardo Avalanche será oficializado como candidato durante a convenção nacional do PRTB, marcada para 29 de julho. O dirigente também lidera o processo de mudança do nome da legenda para "Brasileiro".

Outra proposta apresentada é a criação de um imposto único de 3,5% sobre transações financeiras, em substituição aos tributos federais, estaduais e municipais. De acordo com a pré-campanha, a medida reduziria os preços de produtos como alimentos, veículos e imóveis. Até o momento, porém, não foram divulgados estudos sobre o impacto fiscal da proposta nem detalhes sobre como a arrecadação seria distribuída entre União, estados e municípios.

O plano também prevê ações voltadas aos motoristas de aplicativo. Entre elas está a facilitação do financiamento de veículos para que esses profissionais possam adquirir o próprio carro e reduzir a dependência de veículos alugados.

Além disso, Avalanche afirma que pretende negociar com empresas como a Uber para reduzir as taxas cobradas sobre cada corrida. Caso não haja acordo com as plataformas, o pré-candidato propõe a criação de um aplicativo público de transporte, que cobraria uma taxa de 3,5% sobre o valor das viagens.

As propostas fazem parte da plataforma apresentada pela pré-campanha e ainda deverão ser detalhadas durante o período eleitoral, incluindo informações sobre custos, viabilidade financeira e forma de implementação.

Com informações do portal Metrópoles