Primeira Turma do STF rejeita suspeição de Moraes no julgamento do núcleo 4 do golpe; ‘estou magoado’, diz ministro

A Primeira Turma do STF iniciou, hoje, o julgamento de mais sete acusados de participar da tentativa de golpe de Estado.

Publicado em 6 de maio de 2025 às 15:44

Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitaram, em julgamento nesta terça-feira (6), todas as questões preliminares levantadas pelas defesas do Núcleo 4 da denúncia sobre a tentativa de golpe de Estado.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal Crédito: Fábio Rodrigues - Agência Brasil

Entre os pontos contestados pelos advogados estavam a suposta incompetência da Primeira Turma para julgar o caso e a suspeição do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no STF, para atuar no processo. Ambos os argumentos foram refutados por unanimidade.

Na sessão, o relator Alexandre de Moraes disse que se sente "magoado" com os pedidos de suspeição apresentados.

“Fico extremamente magoado, porque, quando surge o nome do ministro Fux, ninguém pede a suspeição dele. Quando aparece o meu nome, são 868 pedidos de suspeição. Suspeito é quem está pedindo a minha suspeição. É impressionante”, disse Moraes.

A Primeira Turma do STF iniciou, hoje, o julgamento de mais sete acusados de participar da tentativa de golpe de Estado. Os integrantes do chamado núcleo 4 , são apontados como responsáveis por organizar ações de desinformação nas redes sociais sobre o processo eleitoral.

As investigações sobre a tentativa de golpe, envolvem um plano para matar o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, após o resultado das eleições de 2022.