Se Senado aprovar, Belém será capital do Brasil por 11 dias

A medida visa colocar a Amazônia no centro das discussões políticas e climáticas globais, destacando a importância da região para o futuro do planeta.

Publicado em 27 de setembro de 2025 às 09:17

A medida visa colocar a Amazônia no centro das discussões políticas e climáticas globais, destacando a importância da região para o futuro do planeta.
A medida visa colocar a Amazônia no centro das discussões políticas e climáticas globais, destacando a importância da região para o futuro do planeta. Crédito: Agência Belém 

Entre os dias 11 e 21 de novembro de 2025, Belém poderá ser oficialmente a capital do Brasil. A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (25), o Projeto de Lei 358/2025, que determina a transferência simbólica da sede do governo federal para a capital paraense durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A proposta ainda precisa ser analisada e aprovada  pelo Senado.

Durante esse período, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar em Belém para conduzir suas atividades institucionais e governamentais. A medida visa colocar a Amazônia no centro das discussões políticas e climáticas globais, destacando a importância da região para o futuro do planeta.

Com a aprovação da Câmara, a expectativa é que o Senado também aprove a proposta, permitindo que Belém se torne a capital temporária do Brasil durante a COP30, colocando a cidade no centro das discussões sobre mudanças climáticas e sustentabilidade.