Senadores visitam ala da Papuda que Bolsonaro deve ficar; veja o vídeo

Os senadores aguardam autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para visitar a cela que abrigará o ex-presidente.

Publicado em 18 de novembro de 2025 às 09:20

(A visita técnica levou quatro parlamentares à Papuda, sendo a maioria integrante da Comissão de Direitos Humanos do Senado.)
(A visita técnica levou quatro parlamentares à Papuda, sendo a maioria integrante da Comissão de Direitos Humanos do Senado.) Crédito: Redes Sociais/Instagram 

Nesta segunda-feira (17), senadores aliados de Jair Bolsonaro (PL) visitaram o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para conhecer a estrutura do presídio e as instalações que receberão o ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, condenado pela Suprema Corte a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e derrubada do Estado Democrático de Direito.

A visita técnica levou quatro parlamentares à Papuda, sendo a maioria integrante da Comissão de Direitos Humanos do Senado: Damares Alves (Republicanos-DF), Márcio Bittar (PL-AC), Eduardo Girão (Novo-CE) e Izalci Lucas (PL-DF). Os senadores afirmam que o objetivo principal foi avaliar as condições de custódia, especialmente diante das preocupações com o estado de saúde de Jair Bolsonaro.

No Instagram, Damares publicou um vídeo afirmando que os parlamentares foram ao local para avaliar a logística de atendimento médico oferecido dentro e fora do complexo.

“A nossa maior preocupação é: Bolsonaro está muito doente. Qual é o tempo entre o complexo e o primeiro hospital? O tempo de deslocamento seria suficiente?”, declarou Damares.

A senadora também relatou ter visitado a ala destinada à população idosa, onde disse ter encontrado presos em situações delicadas de saúde e alimentação. Segundo ela, um relatório será encaminhado com as observações feitas no local.

O senador Izalci Lucas defendeu que a Papuda não seria adequada para Bolsonaro. O parlamentar comparou a possível custódia do ex-presidente com a de outras autoridades, citando o general Walter Braga Netto, atualmente em um quartel no Rio de Janeiro, e o período em que Lula ficou em uma unidade da Polícia Federal, em Curitiba.

“Deveria estar em prisão domiciliar, em função do estado de saúde dele”, destaca.

Os senadores aguardam autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para visitar a cela que abrigará o ex-presidente. Conforme Damares, os quatro senadores as instalações gerais do complexo, sem visitar espaços específicos destinados à custódia de Bolsonaro.

Com informações do portal Metrópoles