STF libera visitas de Tarcísio de Freitas e deputado aliado a Bolsonaro

Ex-presidente, monitorado por tornozeleira eletrônica, poderá receber o governador paulista no fim do mês e já tem outro encontro marcado com parlamentar relator da anistia.

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 09:26

STF libera visitas de Tarcísio de Freitas e deputado aliado a Bolsonaro
STF libera visitas de Tarcísio de Freitas e deputado aliado a Bolsonaro Crédito: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar desde 4 de agosto, obteve autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal federal (STF), para receber duas visitas políticas nos próximos dias. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi liberado para encontrar o ex-mandatário em 29 de setembro, entre 9h e 18h. Já o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), relator do projeto que trata da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, tem encontro previsto para 22 de setembro.

As restrições a Bolsonaro incluem monitoramento por tornozeleira eletrônica e limitação no número de visitas em sua residência. A decisão foi tomada após Moraes identificar que o ex-presidente teria utilizado perfis de filhos e aliados para burlar a proibição de uso de redes sociais, recorrendo até a intermediários para divulgar mensagens.

As medidas cautelares estão vinculadas a um inquérito que investiga Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O processo apura se os dois articularam, junto ao governo do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, medidas de retaliação contra autoridades brasileiras e ministros do STF, incluindo o cancelamento de vistos e o uso da chamada Lei Magnitsky, que prevê sanções contra violadores de direitos humanos.

O cenário jurídico do ex-presidente se agravou na última semana. A Primeira Turma do STF, por quatro votos a um, condenou Bolsonaro e outros sete réus no processo da chamada trama golpista. Eles foram considerados culpados por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, deterioração de patrimônio tombado e violência contra o Estado Democrático de Direito.

Com as novas autorizações, Bolsonaro, mesmo em regime restrito, deve reforçar articulações políticas. A visita de Tarcísio, aliado de longa data e um dos nomes mais cotados para disputar a Presidência em 2026, chama atenção pelo peso estratégico em meio à crise que atinge o ex-presidente.