Trump analisa sanções a Moraes, mas teme riscos dizem fontes

Segundo fontes entre as autoridades de alto escalão da Casa Branca, pela primeira vez a aplicação de sanções está sendo considerada.

Publicado em 16 de maio de 2025 às 13:59

Ministro do STF, Alexandre de Moraes e presidente dos EUA, Donald Trump -
Ministro do STF, Alexandre de Moraes e presidente dos EUA, Donald Trump - Crédito: Marcelo Camargo Agência Brasil/Instagram @realdonaldtrump

O presidente norte-americano Donald Trump está analisando a possibilidade de impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode incluir a revogação de vistos e até mesmo o bloqueio de bens e contas que ele eventualmente possua nos Estados Unidos.

Segundo fontes entre as autoridades de alto escalão da Casa Branca, pela primeira vez a aplicação de sanções está sendo considerada. A proposta seria parte de um esforço para demonstrar que a política externa de Trump pretende enfrentar a censura nas plataformas digitais.

No entanto, avalia que há “altos riscos”, tanto para os interesses dos EUA quanto em relação à estratégia de apoiar o retorno da direita ao poder no Brasil em 2026.

As disputas eleitorais previstas para 2025 no Chile e para 2026 na Colômbia e no Brasil são vistas como “estratégicas”. A eleição na Bolívia também está sendo observada atentamente.

O movimento por medidas concretas por parte de Trump ganhou força após o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro intensificar suas articulações em Washington.