Zanin deve marcar julgamento de Bolsonaro para setembro; decisão pode sair ainda este ano

A estratégia é iniciar as sessões no começo de setembro, com reuniões pela manhã e à tarde, e possibilidade de encontros extras

Publicado em 15 de agosto de 2025 às 07:33

A estratégia é iniciar as sessões no começo de setembro, com reuniões pela manhã e à tarde, e possibilidade de encontros extras
A estratégia é iniciar as sessões no começo de setembro, com reuniões pela manhã e à tarde, e possibilidade de encontros extras Crédito: STF/Divulgação

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve marcar para a primeira quinzena de setembro o julgamento do chamado “núcleo 1” do inquérito que apura um suposto plano golpista em 2022. O grupo inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros como Walter Braga Netto, Anderson Torres e Augusto Heleno.

A estratégia é iniciar as sessões no começo de setembro, com reuniões pela manhã e à tarde, e possibilidade de encontros extras. A previsão permite que, mesmo com um eventual pedido de vista, que concede até 90 dias para análise, o caso seja concluído ainda em 2025. Na Primeira Turma do STF, apenas o ministro Luiz Fux pode apresentar divergência no voto.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, pediu nesta quinta-feira (14) que Zanin marque o julgamento presencial. O pedido foi feito um dia após os oito réus do grupo apresentarem suas alegações finais à Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, Moraes finaliza seu relatório e voto, que serão levados ao plenário para decisão.