Publicado em 1 de julho de 2025 às 18:41
No principal evento de dados aplicados a operações jornalísticas, sobretudo jornais (online e impressos), do país, o grupo Roma apresentou a case “Roma Sustentabilidade – COP 30” na categoria Mercado Anunciante/Publicitário, produzido por Renan Moraes Chaves, gestor de marketing e negócios do Roma News.>
"Este momento marca um importante reconhecimento para o Roma News. É uma oportunidade única para mostrar para quem faz comunicação no Brasil que no norte e, especialmente, no Pará estamos em sintonia com novas tendências e modelos de projetos comerciais e institucionais. E, claro, tudo ganha um peso ainda mais especial neste ano histórico de COP 30, onde pela primeira vez as questões climáticas vão ser debatidas na realidade de quem vive na Amazônia", ressaltou Renan.>
Marcelo Reich, presidente da ANJ, fez a abertura do evento que esse ano colocou em pauta o tema “Modelos de negócios com utilização de dados e inteligência artificial”, onde foram apresentadas estratégias e tendências mundiais da indústria de comunicação adaptadas à realidade do mercado brasileiro.>
O jornalista e escritor Pedro Doria falou sobre o uso e os impactos da inteligência artificial no jornalismo. Destacou que a AI pode ser um parceiro de ideias em uma redação jornalística, mas não o dono do pensar. "Deveria ser política de toda redação fazer com que os jornalistas usassem AI, mas sempre se responsabilizando (jornalistas) por aquilo que eles publicam. Ou seja, tem que checar a informação. Então, o jornalista tem que ser responsável pelo que publica. Isso não mudou, isso não pode mudar. Porém, tem que começar a usar AI para desenvolver cases internos de como usar esse negócio melhor.", explanou.>
Cases - Durante todo o dia foram apresentados cases de projetos de jornalismo e publicidade; começou com Wanderson Trindade, coordenador de dados do jornal O Povo (CE), apresentando “Agregador de Pesquisas 2024”, na categoria Redação.>
A segunda apresentação, na categoria Mercado Anunciante, foi do grupo Roma, a frente do projeto "Roma Sustentabilidade – COP 30". Na sequência, foram mostrados os projetos "Ação Meet and Greet – Clube O Globo", na categoria Mercado Leitor, apresentado por Ricardo Mendes, head de growth e marketing do jornal O Globo (RJ). Encerrando as apresentações dos cases, Elaine Silva, gerente-executiva de produto digital da Rede Gazeta (ES), expõe sobre o Projeto 2028 – Engajamento é a nossa Estrela do Norte, na categoria Estratégias Digitais.>
Tecnologia avança rapidamente - Fabiana Zanni, head de parcerias com notícias do Google no Brasil, falou sobre oportunidades de IA para inovação em negócios jornalísticos. "A geração Z, essa geração que tá ali entre os 18, 24 anos, mais ou menos, desenvolvendo e chegando com uma experiência muito particular de uso, de busca de informação e de interação com a informação. Essa nova geração, principalmente, mas não só ela, já entendeu muito bem esse princípio de trabalho com a AI, e já vem incorporando nos seus hábitos formas de trabalhar que estão muito diferentes de trabalhar e de se divertir e de interagir com o conteúdo, que são muito diferentes das formas como a gente via anteriormente ao longo das gerações que nos acompanharam ou que a gente acompanhou ao longo desses quase 25 anos.", detalhou.>
Transformação na indústria de Comunicação - O último painel do Data Day focou nas Tendências e Inovações para a Indústria de Mídia 2025/26, com o palestrante Lucio Mesquita, Consultor Sênior na Innovation Media Consulting. "Jornalismo é sobre a verdade, ou não é nada, quando a gente fala jornalismo é sobre a verdade. A verdade precisa de editores, mentira só precisa de viralização. Nós somos o que está entre as bigtech e a sociedade. E aí, para resumir tudo, a próxima grande onda do jornalismo, grande momento, grande mudança de certa forma, é: jornalismo. Se a gente acertar o jornalismo, a gente acerta tudo. Só jornalismo salva o jornalismo", concluiu.>
A terceira edição do DATA DAY teve o patrocínio master da Google News Initiative (GNI), patrocínio da Chartbeat+Tubular e parceria institucional da ESPM - Jornalismo. Plataforma Oficial: Sympla.>