Arquidiocese de Belém recebe delegações católicas internacionais durante a COP30

As delegações incluem o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que chega a Belém na quarta-feira (5).

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 17:15

As delegações incluem o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que chega a Belém na quarta-feira (5).
As delegações incluem o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que chega a Belém na quarta-feira (5). Crédito: Reprodução

A Arquidiocese de Belém começou nesta terça-feira (4) a acolhida de delegações católicas de vários países que participam da programação religiosa paralela à COP30. Entre os dias 11 e 16 de novembro, cerca de 120 representantes da Igreja Católica, entre cardeais, bispos, padres, religiosos e leigos, estarão na capital paraense para encontros e celebrações voltadas ao diálogo entre fé, meio ambiente e justiça social.

As delegações incluem o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, que chega a Belém na quarta-feira (5), e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, chefe adjunto da delegação da Santa Sé para a conferência. O grupo reúne também especialistas de diferentes áreas do Vaticano ligados à cultura, educação e sustentabilidade.

Programação religiosa

A Arquidiocese organizou quatro polos de atividades na Região Metropolitana de Belém, com debates, oficinas, missas, exposições e ações culturais voltadas à reflexão sobre a ecologia integral, conceito defendido pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si’.

Os encontros serão realizados nos seguintes locais:

• Polo Social: Colégio Santa Catarina de Sena (11 a 14/11)

• Polo Educação e Saúde: Faculdade Católica de Belém (11 a 14/11)

• Polo Juventude: Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci (13 a 16/11)

• Polo Sustentabilidade: Santa Bárbara, na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó (14/11)

A programação completa está disponível no site da Arquidiocese de Belém.

Missas em vários idiomas

Durante a COP30, as celebrações eucarísticas serão realizadas em quatro idiomas, inglês, italiano, espanhol e francês, em diferentes igrejas da capital, como a Basílica de Nazaré, a Igreja do Carmo e as paróquias São José de Queluz e São Francisco de Assis.

O objetivo é acolher os fiéis estrangeiros que estarão em Belém e reforçar a mensagem da Igreja de cuidado com a “Casa Comum”, em sintonia com os debates ambientais que marcam a conferência.