Ativista ambiental vai percorrer 3,5 mil km de bicicleta, do Rio de Janeiro até Belém, sede da COP30

O circuito, que deve durar 50 dias, faz parte de um projeto de educação ambiental

Publicado em 21 de setembro de 2025 às 13:38

(O atleta sairá do Rio de Janeiro até Belém do Pará, sede da COP30, já o trajeto deve durar 50 dias. )
(O atleta sairá do Rio de Janeiro até Belém do Pará, sede da COP30, já o trajeto deve durar 50 dias. ) Crédito: Redes Sociais/Instagram/Arquivo Pessoal

Leandro Costa topou uma aventura em nome do meio ambiente, a ideia nasceu em fevereiro deste ano, quando soube que Belém sediaria a COP30. O professor de geografia e ativista ambiental inicia neste domingo (21) o circuito de 3,5 mil km, que será feito todo de bicicleta. O atleta sairá do Rio de Janeiro até Belém do Pará, sede da COP30, já o trajeto deve durar 50 dias. Visionário, ele batizou a aventura de “ECO92 à COP30”.

A largada está marcada para as 14h deste domingo (21) no Leblon, quando o atleta sairá do Rio em direção a Magé e, na sequência, vai para Petrópolis.

O professor deve passar por 45 municípios, as paradas serão feitas em escolas municipais ao longo do trajeto. Durante o percurso, o professor vai enfrentar cidades afetadas por catástrofes ambientais, como Brumadinho e Petrópolis.

“Quando eu soube da COP 30 no Brasil, me veio logo a ideia e eu falei: ‘tem que ser uma coisa que impacte as pessoas’ e eu levei isso para o lado do meu ativismo da educação ambiental”, conta ele.

Para se preparar melhor para o circuito, Leandro pedalava 600 quilômetros por mês antes da partida. Agora, ele pedala cerca de 1,5 mil quilômetros no mesmo período.

O projeto tem a finalidade de criar conteúdo para ser exibido para o maior número de pessoas, para que essas tenham acesso e se interessem pelas informações da COP30.

Leandro pretende elaborar um registro, um acervo visual para apresentar um painel no evento mostrando a realidade ambiental do interior do Brasil por onde passou para o mundo.

Com informações de G1