Belém lança projeto de patinetes elétricos e se torna pioneira na região Norte

O acordo não gera custos aos cofres públicos e prevê que 10% dos patinetes (60 unidades) sejam destinados ao uso gratuito por agentes de mobilidade e da ordem pública.

Publicado em 2 de agosto de 2025 às 17:50

O projeto passará por avaliação por avaliação durante seis meses
O projeto passará por avaliação por avaliação durante seis meses Crédito: Jader Paes / Agência Pará

A cidade de Belém dá um passo à frente na mobilidade urbana com o lançamento do primeiro sistema público de patinetes elétricos do Norte do Brasil. O projeto da Prefeitura vai disponibilizar 600 unidades para locação em pontos estratégicos da capital paraense. O serviço começa a operar neste domingo (3), com expansão gradual ao longo do mês de agosto.

O prefeito Igor Normando anunciou a novidade neste sábado (2), destacando que o objetivo é oferecer uma alternativa de transporte prática, sustentável e alinhada às necessidades do trânsito local. O acordo não gera custos aos cofres públicos e prevê que 10% dos patinetes (60 unidades) sejam destinados ao uso gratuito por agentes de mobilidade e da ordem pública.

A parceira da Prefeitura será responsável pela manutenção dos equipamentos, recolhimento de patinetes fora de local adequado, suporte técnico e relatórios mensais para a Prefeitura. Além disso, deve promover campanhas educativas e seguir todas as normas de trânsito e acessibilidade. O projeto passará por avaliação por seis meses. Para mais informações, clique aqui.