COP30: Brasil apresenta carta com 30 metas para enfrentar crise climática

Documento propõe ações urgentes e destaca papel da Amazônia; Belém será sede da conferência em novembro.

Publicado em 23 de junho de 2025 às 15:31

Reprodução 
Reprodução  Crédito: Agência Pará

O Brasil deu um passo estratégico na preparação para a COP30, que será realizada em novembro deste ano, em Belém, no Pará. Na última sexta-feira (20), o país lançou uma carta com 30 metas prioritárias voltadas à proteção do clima e à aceleração das ações globais contra as mudanças climáticas.

As propostas foram apresentadas durante as negociações preparatórias da conferência, que ocorrem em Bonn, na Alemanha. O documento estabelece compromissos práticos e urgentes em seis grandes eixos, como energia, segurança alimentar, clima e proteção florestal.

Segundo o presidente da COP30, o diplomata André Corrêa do Lago, o momento é de mobilização global. “Sem união entre os países, as respostas climáticas não serão eficazes. O tempo está contra nós”, afirmou.

A carta brasileira também reforça a importância da Amazônia na estabilidade climática do planeta, o que coloca Belém no centro das discussões mundiais sobre o futuro ambiental.

A capital paraense se prepara para receber chefes de Estado, organizações internacionais, cientistas e representantes da sociedade civil em um dos eventos mais importantes da agenda ambiental do século.

Pontos da Carta:

  • Zerar e reverter a degradação florestal até 2030;
  • Triplicar a capacidade instalada de fontes renováveis de energia;
  • Dobrar a eficiência energética global;
  • Fortalecer a segurança alimentar em escala mundial.