COP30: Pavilhão Brasil terá 286 atividades com debates sobre clima e participação social

As discussões vão abordar assuntos como financiamento climático, metas de redução de emissões (as chamadas NDCs), planos de adaptação, entre outros

Publicado em 11 de novembro de 2025 às 13:22

-
- Crédito: Bruno Peres/Agência Brasil

O Pavilhão Brasil foi inaugurado na segunda-feira (10), na zona azul do Parque da Cidade, em Belém, um dos espaços principais da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

O local vai funcionar como um ponto de encontro para a participação social, com 286 atividades programadas entre painéis, palestras e rodas de conversa sobre temas ligados ao clima e ao meio ambiente.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, explicou que o espaço foi pensado para ser um ambiente de diálogo entre diferentes setores da sociedade.

“Esse espaço aqui vai ser o nosso ParlaCOP, é o nosso Parlamento. Aqui vamos ter debates sobre as mais variadas questões e temas”, afirmou.

As discussões vão abordar assuntos como financiamento climático, metas de redução de emissões (as chamadas NDCs), planos de adaptação, mitigação dos efeitos das mudanças do clima e o Plano Clima, que orienta as ações do Brasil até 2035.

“Muitas das coisas debatidas aqui vão fortalecer a agenda de negociações internacionais”, reforçou Marina.

O Pavilhão Brasil tem quatro auditórios, divididos entre as zonas Azul e Verde, e funcionará todos os dias, das 10h às 19h. Cada debate terá duração máxima de uma hora. O tema deste ano é “O Momento é de Ação Climática”.

A campeã da juventude na COP30, Marcele Oliveira, destacou a importância de dar visibilidade à diversidade brasileira:

“Quando a gente fala de mudança do clima, a gente fala de vida. Esse espaço vai contar a história da diversidade do nosso povo.”

Na Zona Azul, os auditórios Sumaúma e Cumaru vão receber discussões sobre a implementação das metas climáticas do Brasil dentro do Acordo de Paris, com foco em cooperação internacional.

Já na Zona Verde, os auditórios Jadaíra e Uruçu serão voltados a temas nacionais, como a execução do Plano Clima e as ações de enfrentamento à crise climática no país.

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, convidou o público a participar:

“Sendo uma COP no Brasil, é maravilhoso trazer todo mundo para mergulhar nesse universo de COP.”