Durante ligação com Lula, presidente da França confirma presença na COP30, em Belém

A confirmação foi feita durante um telefonema de quase uma hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta quarta-feira (20).

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 16:11

(Presidentes do Brasil e da França, em Belém )
(Presidentes do Brasil e da França, em Belém ) Crédito: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da França, Emmanuel Macron, virá ao Brasil para participar da COP 30, em Belém, em novembro.  A confirmação foi feita durante um telefonema de quase uma hora com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na manhã desta quarta-feira (20).

Além do encontro sobre clima, os líderes trataram de tarifas comerciais, negociações do acordo Mercosul-União Europeia e a guerra na Ucrânia.

Lula afirmou que a conferência em Belém será “a COP da verdade”, destacando a importância de compromissos concretos para enfrentar a crise climática. Macron reiterou apoio à realização do evento no Brasil e reforçou a parceria com o país no debate ambiental.

Na pauta econômica, Lula criticou barreiras tarifárias impostas contra o Brasil e informou que o governo acionou a OMC contra medidas dos Estados Unidos. Ele e Macron também se comprometeram a avançar no acordo Mercosul-UE ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco.

Sobre a guerra na Ucrânia, Macron elogiou o papel do Grupo de Amigos da Paz, liderado por Brasil e China, e ambos concordaram em manter o diálogo sobre possíveis soluções.

No campo bilateral, Lula e Macron reafirmaram a intenção de aprofundar a cooperação em defesa.

Com informações da Veja