Ferramenta em metaverso é lançada para aumentar diálogo global sobre clima na COP30

Maloca cria espaço digital inclusivo e interativo para debates e soluções climáticas, conectando governos, sociedade civil e comunidades de todo o mundo

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 18:50

Maloca cria espaço digital inclusivo e interativo para debates e soluções climáticas, conectando governos, sociedade civil e comunidades de todo o mundo
Maloca cria espaço digital inclusivo e interativo para debates e soluções climáticas, conectando governos, sociedade civil e comunidades de todo o mundo Crédito: Divulgação 

A Presidência da COP30 apresentou nesta quinta-feira (26), durante a Climate Week em Nova York, a Maloca, uma plataforma digital inovadora que amplia a participação global na conferência climática. O espaço virtual cria ambientes imersivos e inclusivos, permitindo que vozes de todas as regiões, especialmente do Sul Global, contribuam para decisões e soluções relacionadas às mudanças climáticas.

A iniciativa reforça as prioridades da Presidência: fortalecer o multilateralismo, conectar o regime climático à vida real das pessoas e acelerar a implementação do Acordo de Paris. Por meio de ambientes interativos, governos, sociedade civil e comunidades poderão compartilhar soluções e participar diretamente do processo, expandindo o alcance da COP30 para além de Belém.

Durante o lançamento, o embaixador Corrêa do Lago destacou que a Maloca visa garantir que a COP30 seja a mais inclusiva possível. Ele anunciou também a abertura do sistema de inscrições para eventos virtuais, permitindo que organizações proponham debates, apresentações e sessões de intercâmbio de soluções diretamente na plataforma.

Desenvolvida em parceria com o PNUD, a Maloca é acessível via site e aplicativo móvel, eliminando barreiras geográficas e de recursos. A plataforma oferece tradução automática em sete idiomas, capacidade para 7.200 eventos simultâneos em 20 ambientes virtuais e conta com o “Macaozinho”, assistente com inteligência artificial treinado em documentos oficiais da ONU.

A Maloca faz parte da Rota para Belém, parceria entre o PNUD e a Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Energia (Seclima). Com a ferramenta, a COP30 cria um novo modelo de engajamento climático global, ampliando o acesso a debates e soluções durante e após a conferência, consolidando um legado de participação inclusiva e contínua em nível mundial.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).