Forças Armadas promovem capacitação para militares que atuarão na COP 30

A instrução ocorrerá no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, localizado no bairro da Marambaia, em Belém (PA)

Publicado em 14 de julho de 2025 às 16:50

Simulação de transporte de feridos durante primeiros socorros
Simulação de transporte de feridos durante primeiros socorros Crédito: Reprodução/

Como parte dos preparativos para a COP 30, o Comando Operacional Conjunto MARAJOARA — estrutura que reúne Marinha, Exército e Aeronáutica — promoverá, nos dias 15 e 16 de julho, uma capacitação voltada à Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR). 

Voltada à preparação para cenários de risco não convencional, a atividade reunirá militares das Forças Armadas, além de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). O treinamento visa habilitar essas equipes para atuar de forma integrada, em apoio às forças de resposta que serão mobilizadas exclusivamente pelo componente militar, em situações que envolvam agentes tóxicos, biológicos, radiológicos ou nucleares.

A capacitação seguirá protocolos atualizados empregados em grandes eventos recentes, como a Cúpula do BRICS, realizada no início de julho de 2025, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram empregadas estratégias conjuntas de descontaminação, controle de acesso e resposta a incidentes NBQR, em alinhamento com os padrões mais recentes de interoperabilidade e segurança multissetorial.

Além disso, a formação incorpora lições aprendidas em operações anteriores das Forças Armadas em grandes eventos nacionais, como os Jogos Mundiais Militares (2011), a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016), e durante a pandemia de Covid-19, quando foram desenvolvidas ações de descontaminação em larga escala.

A adoção desses protocolos reforça a capacidade de coordenação interagências e a prontidão operacional para garantir a segurança e a resposta eficaz a ameaças durante a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP 30), que ocorrerá em novembro, na capital paraense.

Serviço

  • Capacitação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica para equipes de defesa e segurança pública que atuarão na COP 30
  • Data: o atendimento à imprensa será realizado no dia 15 de julho, das 13h às 15h.
  • Local: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Endereço: Rua da Marinha, s/nº - Marambaia, Belém (PA)