IMCBio abre consulta pública para avaliação de risco de extinção de formigas

Sociedade pode contribuir com registros, fotos e dados biológicos até 8 de setembro

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 13:51

Pesquisa tem objetivo de gerar dados sobre espécies brasileiras. 
Pesquisa tem objetivo de gerar dados sobre espécies brasileiras.  Crédito: Foto: Rodrigo Feitosa/ ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a abertura de uma consulta pública para avaliar o risco de extinção de várias espécies de formigas brasileiras. A iniciativa, coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Biodiversidade e Restauração Ecológica (CBC), convida a sociedade civil e a comunidade científica a contribuir com registros, fotos e dados biológicos até o dia 8 de setembro de 2024.

Os resultados da avaliação auxiliarão o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na elaboração da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção. A participação da população é fundamental para a conservação da biodiversidade no Brasil.

As contribuições podem ser feitas através do módulo de consulta do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade - SALVE, disponível em https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta/. Após o período de coleta, especialistas realizarão uma Oficina de Avaliação do Risco de Extinção, utilizando o método da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN).

Com informações da ICMBio