Lula presta solidariedade e convida Catar para a COP30.

Ligação entre os líderes dos países foi confirmada pelo Palácio do Planalto.

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 18:31

Lula e Emir do Catar falaram sobre assuntos internacionais, entre eles, a COP30, em Belém.
Lula e Emir do Catar falaram sobre assuntos internacionais, entre eles, a COP30, em Belém. Crédito: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula teve uma conversa via telefone com o emir do Catar, o xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, na última quinta-feira (18). A conversa teve inúmeros assuntos na pauta, segundo a asessoria da Presidência da República.

Lula fez questão de convidar o emir do Catar para estar em Belém, no mês de novembro, por ocasião da cúpula que vai discutir mudanças climáticas, a COP30. O evento já tem mais de 100 países confirmados, de acordo com as autoridades.

Mas o principal assunto foi o ataque aéreo que o país sofreu de Israel, no começo do mês, contra área residencial na capital, Doha. Lula fez questão de defender o estado palestino, repudiou o ataque israelense e prestou solidariedade ao país. Em contrapartida, Emir saudou os resultados da Cúpula de Emergência de Países Árabes e Islâmicos, além de agradecer as manifestações do Brasil.

Antes da COP30, Brasil e Catar devem se encontrar na Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e Pobreza. O evento será em Doha, no dia 3 de novembro.