Alex Dias relembra passagem pelo Remo e agradece filho de Zico: 'me chamou para o profissional'

Ex-atacante guarda na memória uma final do Campeonato Paraense contra o Paysandu, quando decidiu o título com dois gols, um deles eternizado no “Gol do Fantástico”.

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 19:57

Alex Dias foi um dos ídolos do Remo nos anos 90
Alex Dias foi um dos ídolos do Remo nos anos 90 Crédito: Reprodução / Redes sociais

Alex Dias rodou o Brasil e a Europa, vestiu camisas pesadas e levantou títulos importantes. Mas, quando fala de sua carreira, é impossível não voltar ao começo: o Clube do Remo. Foi no Baenão, entre 1991 e 1994, que o atacante surgido em Rio Brilhante (MS) se apresentou ao futebol profissional.

“Foi no Clube do Remo que tudo começou. O Edu, irmão do Zico, sempre agradeço ele nos jogos festivos, me viu e me chamou para o profissional do Remo. Sou grato por isso até hoje”, contou em entrevista ao videocast Charla Podcast.

As lembranças mais vivas vêm dos clássicos. Alex guarda na memória uma final do Campeonato Paraense contra o Paysandu, quando decidiu o título com dois gols, um deles eternizado no “Gol do Fantástico”.

“A gente tinha um timão, só que clássico lá era diferente. Lotado o Mangueirão, começa o jogo. Eu pego aquele ali pela esquerda, dou um corte, meto lá no ângulo, 1 a 0. Depois, o Cléberton cruza ainda do campo de defesa, vejo o goleiro adiantado e mando por cobertura. Foi o gol do Fantástico. Aí ganhamos de 2 a 1 o clássico, a final do Paraense”, lembrou.

Aquela decisão abriu portas para o mundo. Em meio às férias em Salinas, Alex recebeu a ligação que mudaria sua trajetória: a venda para o Boavista, de Portugal. A partir dali, construiu carreira internacional no Saint-Étienne e no PSG, além de brilhar em grandes clubes do Brasil, como Cruzeiro, São Paulo e Fluminense.

Foi campeão brasileiro em 2003 e 2006, e ergueu a Copa do Brasil em 2007. Ainda hoje, ele sorri ao recordar: “Fui vice-artilheiro numa temporada em que o Giovani, do Santos e Barcelona, fez muito gol pela Tuna Luso”.