Ministra do Chile vê avanço nas negociações da COP30 e defende soluções que protejam população e planeta; assista

Para ela, esse alinhamento é um sinal positivo de que a conferência caminha para encerrar a semana com soluções concretas.

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 17:06

Ministra do Meio Ambiente do Chile, Heloísa Rojas Corradi, 
Ministra do Meio Ambiente do Chile, Heloísa Rojas Corradi,  Crédito: Roma News

Durante as reuniões desta terça-feira (18) na COP30, em Belém, a ministra do Meio Ambiente do Chile, Heloísa Rojas Corradi, avaliou que os negociadores demonstraram um ponto comum: a urgência em impedir que as mudanças climáticas continuem destruindo o planeta. Para ela, esse alinhamento é um sinal positivo de que a conferência caminha para encerrar a semana com soluções concretas.

A ministra explicou que existe um pacote de tópicos em debate e outro conjunto que reúne o progresso das negociações até agora. Entre os temas centrais, destacou mitigação e financiamento climático como pilares indispensáveis para resultados consistentes.

“Mitigação e financiamento são essenciais. Caso contrário, vamos continuar nos adaptando às coisas erradas, e em algum momento, isso vai dar errado”, afirmou.

Rojas Corradi também ressaltou que a transição energética precisa avançar, mas de forma justa, levando em conta as condições sociais de cada país.

“Enquanto garantimos que a transição energética aconteça, não podemos deixar a população para trás”, disse.

Para a ministra, equilibrar proteção ambiental, responsabilidade financeira e justiça social é o caminho para que os compromissos firmados em Belém se transformem em ações reais que beneficiem tanto o planeta quanto as pessoas mais vulneráveis à crise climática.