Obras da Praça da Bandeira revelam itens arqueológicos e abrem caminho para a Freezone Cultural Action

Os trabalhos de campo têm revelado fragmentos significativos da história da cidade logo nos primeiros 50 cm de escavação.

Publicado em 31 de julho de 2025 às 11:01

Uma equipe de arqueologia tem estado no local conduzindo os trabalhos de campo, em Belém.
Uma equipe de arqueologia tem estado no local conduzindo os trabalhos de campo, em Belém. Crédito: Divulgação

A última escavação desta etapa das obras de revitalização da Praça da Bandeira, em Belém, ocorre nesta sexta-feira (1º). A equipe de arqueologia estará no local conduzindo os trabalhos de campo, que têm revelado fragmentos significativos da história da cidade logo nos primeiros 50 cm de escavação.

Entre os itens encontrados estão fragmentos de cerâmica, louça, vidro, ferro e até moedas de ferro dos séculos XVIII e XIX. Os objetos ajudam a traçar um panorama de ocupação e uso desse território ao longo do tempo.

As escavações fazem parte da obra de requalificação da Praça da Bandeira, iniciada no dia 23 de julho. Já no primeiro dia, foram encontrados vestígios históricos que revelam camadas do passado de Belém. A intervenção marca o início da transformação do espaço, que será ocupado futuramente pela instalação artística Freezone Cultural Action, a ser apresentada durante a COP30.

A revitalização é resultado de uma parceria entre o Instituto Cultural Artô (realizador da Freezone), o Comando Militar do Norte e a Prefeitura de Belém, com apoio da empresa Arruda Arquitetura e Restauro e da equipe da Amazônia Arqueologia, responsável pelo acompanhamento arqueológico.

Serviço:

Local: Praça da Bandeira

Data: 1º de agosto de 2025

Hora: 8h às 12h e das 13h às 17h