ONU diz que instalações da COP ficam sob responsabilidade do Brasil, após incêndio

A ONU também destacou que, após o incidente, as instalações ficaram sob responsabilidade total do Brasil e não são mais consideradas uma área da Blue Zone

Publicado em 20 de novembro de 2025 às 15:34

Incêndio começou na tarde desta quinta-feira (20), na Zona Azul da Conferência 
Incêndio começou na tarde desta quinta-feira (20), na Zona Azul da Conferência  Crédito: Roma News

A ONU enviou um comunicado oficial aos participantes da COP30 após o incêndio registrado na Blue Zone, na tarde desta quinta-feira (20). No e-mail, a entidade informou que o chefe do Corpo de Bombeiros do Pará, determinou a evacuação total do local.

De acordo com a mensagem, os bombeiros estão realizando uma verificação completa de segurança na estrutura. A corporação deve fornecer uma atualização oficial até as 16h.

A ONU também destacou que, após o incidente, as instalações ficaram sob responsabilidade total do Brasil e não são mais consideradas uma área da Blue Zone, espaço que, durante a COP, é gerido diretamente pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

O comunicado foi assinado pela UNFCCC, reforçando que novas informações serão repassadas assim que as equipes concluírem as análises de segurança.

O incêndio, que começou por volta do início da tarde, não deixou feridos. As causas ainda estão sendo investigadas pelo Corpo de Bombeiros.