ONU lança nova campanha para combater a desinformação climática

A campanha faz parte dos esforços do PNUD para aumentar a conscientização e mobilizar comunidades antes da Conferência do Clima, a COP30.

Publicado em 30 de outubro de 2025 às 12:58

A #ClimateCounts se baseia no amplo trabalho do PNUD em ação climática e ciência baseada em evidências. 
A #ClimateCounts se baseia no amplo trabalho do PNUD em ação climática e ciência baseada em evidências.  Crédito: Reprodução

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está lançando a #ClimateCounts (“O Clima Conta”) que busca contar a história das mudanças climáticas por meio de números e inspirar a ação com base em fatos.

A #ClimateCounts apresentará 30 fatos sobre o clima, cada um acompanhado de um visual de impacto, projetado para tornar as mudanças climáticas algo pessoal, de fácil compreensão e urgente.

A campanha faz parte dos esforços do PNUD para aumentar a conscientização e mobilizar comunidades antes da Conferência do Clima, a COP30, em Belém, de 10 a 21 de novembro. Este ano marca também o 10º aniversário do Acordo de Paris – marco significativo para a ação climática.

“À medida que o mundo se aproxima da COP30 e os países apresentam novas metas no âmbito do Acordo de Paris, a mensagem é clara: não temos tempo a perder”, afirma Cassie Flynn, diretora global de Mudanças Climáticas do PNUD. “Este é o momento de transformar planos em progresso. A #ClimateCounts destaca 30 fatos de peso, mostrando que uma ação climática ousada pode impulsionar a prosperidade, resiliência e justiça – e reafirmando que o que é bom para o planeta, é bom para as pessoas.”

Com o aumento da desinformação e da má informação sobre o clima, a #ClimateCounts também busca promover o letramento climático, capacitando indivíduos e comunidades a agir e exigir ações climáticas mais ambiciosas. O engajamento dos cidadãos é crucial, já que os países se preparam para apresentar e implementar seus planos climáticos nacionais atualizados, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), com novas metas no âmbito do Acordo de Paris.

Para promover a campanha, Embaixadores da Boa Vontade do PNUD e jovens campeões do clima ajudarão a compartilhar esses fatos globalmente. A campanha estará inicialmente disponível em inglês, francês, espanhol e português, com mais idiomas sendo adicionados posteriormente.

A #ClimateCounts se baseia no amplo trabalho do PNUD em ação climática e ciência baseada em evidências. Por meio da Climate Promise (“Promessa Climática), o maior portfólio climático das Nações Unidas, o PNUD apoia mais de 140 países com mais de US$ 2,45 bilhões em financiamento por meio de subsídios. Esse trabalho se apoia na expertise do PNUD em adaptação, mitigação, mercados de carbono, clima e florestas, riscos climáticos e segurança, além de estratégias e políticas climáticas.

Sobre o PNUD

O PNUD é a principal entidade das Nações Unidas no combate às injustiças da pobreza, desigualdade e mudanças climáticas. Trabalhando com ampla rede de especialistas e parceiros em 170 países, o PNUD apoia as nações na construção de soluções integradas e duradouras para as pessoas e o planeta.

Como o maior portfólio do sistema ONU de apoio à ação climática, a Climate Promise (Promessa Climática) do PNUD é beneficia diretamente 37 milhões de pessoas.