PF participa de varredura técnica na Blue Zone da COP30

Área será entregue à ONU com supervisão internacional e status diplomático temporário

Publicado em 9 de novembro de 2025 às 10:02

A Polícia Federal realizou a varredura com a ajuda de cães farejadores.
A Polícia Federal realizou a varredura com a ajuda de cães farejadores. Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou, neste sábado (8/11), varreduras técnicas de segurança nas instalações da Blue Zone da COP30, área onde ocorrerão as discussões oficiais da conferência. A ação coordenada pela PF conta com a participação integrada do Exército Brasileiro, Meios das Polícias Estaduais arregimentados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com acompanhamento do Departamento de Segurança e proteção da Organização das Nações Unidas (UNDSS).

A varredura antibomba e QBRN (Química, Biológica, Radiológica e Nuclear) tem como objetivo garantir que o espaço esteja completamente seguro antes de ser formalmente entregue à ONU. A partir desse momento, a área passa a ser considerada sob responsabilidade da ONU, conforme protocolo internacional assinado pelo Brasil e aprovado pelo Congresso Nacional.

Durante a realização da COP30, a Blue Zone assume um status especial, semelhante ao de uma embaixada. Por esse motivo, a sede da ONU será temporariamente "transferida" de Nova York para a capital paraense, com a presença de Chefes de Estado, ministros, negociadores e representantes de diversos países.

A Polícia Federal segue atuando com rigor técnico e cooperação institucional para assegurar os mais altos padrões de segurança em todas as etapas do evento.