Presidente francês visita UFPA e conhece projetos científicos amazônicos

PF e Marinha reforçam segurança durante passagem do presidente francês por Belém

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 16:02

PF e Marinha reforçam segurança durante passagem do presidente francês por Belém
PF e Marinha reforçam segurança durante passagem do presidente francês por Belém Crédito: PF/divulgação

O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou a Universidade Federal do Pará (UFPA) na tarde desta quinta-feira (6), em Belém, para conhecer de perto os projetos da expedição científica Iaraçu, formada por pesquisadores brasileiros e franceses que estudam a Amazônia. A equipe veio de Manaus especialmente para participar da COP30.

A visita contou com um forte esquema de segurança. A Polícia Federal, em parceria com a Marinha do Brasil, realizou uma varredura prévia na embarcação onde Macron acompanhou as apresentações. O procedimento incluiu checagem contra bombas e ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares.

Durante o trajeto fluvial, a PF fez a escolta do barco, com apoio tático da Marinha. O cerco de segurança se estendeu até o entorno da UFPA, onde o presidente francês teve contato com pesquisadores e autoridades brasileiras ligadas à área ambiental.

Além da visita à universidade, Macron integra a Cúpula de Líderes da COP30, que ocorre nesta quinta (6) e sexta-feira (7), em Belém, reunindo chefes de Estado e representantes de diversos países para debater políticas de combate às mudanças climáticas e preservação das florestas tropicais.

A Polícia Federal também é responsável pela segurança aproximada de Macron e de outras autoridades estrangeiras que participam do evento.