Publicado em 14 de outubro de 2025 às 10:50
A Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (ASSOBIO) vem implementando uma série de ações cujo propósito é tornar os produtos da bioeconomia amazônica mais acessíveis ao grande público. A ideia é aproximar consumidores, turistas e moradores urbanos das riquezas que vêm da floresta em pé como alimentos, cosméticos, biojoias e outros itens produzidos de forma sustentável por empreendedores locais.
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Com o objetivo de conectar a biodiversidade amazônica ao dia a dia das pessoas, a associação está criando novos pontos de contato direto entre o público e os produtos da região. Uma das iniciativas é a Vending Machine da Bioeconomia, um formato prático que permite adquirir, em poucos minutos, produtos feitos a partir de ingredientes como açaí, jambu, cumaru e puxuri, um “pedaço da Amazônia” para levar para casa.>
A primeira máquina foi instalada no restaurante Amazônia na Cuia, localizado no Porto Futuro, em Belém. O local, que se tornou um dos principais pontos gastronômicos da capital paraense, agora também é uma vitrine da produção sustentável da região. “Estou muito feliz em poder mostrar um pouco mais da bioeconomia amazônica para todos que vierem ao restaurante Amazônia na Cuia. Tudo o que fazemos vem da terra, da floresta, dos nossos produtores. E agora, com essa parceria, conseguimos fomentar ainda mais essa cadeia sustentável”, afirma Rafael Barros, CEO do restaurante.>
Para Paulo Reis, presidente da ASSOBIO, iniciativas como essa democratizam o acesso aos produtos da bioeconomia em um momento de grande visibilidade internacional para a Amazônia. “Com a COP30 se aproximando, o mundo olha para a região. Aqui, o visitante pode conhecer nossa biodiversidade de forma prática, basta passar o cartão e levar um pedaço da floresta em pé, valorizando os produtores e incentivando o consumo consciente”, destaca.>
Até a COP30, prevista para novembro deste ano, outras cinco máquinas estarão instaladas em pontos estratégicos de Belém. A ação reforça o protagonismo da Amazônia na agenda ambiental global e a importância de fortalecer a produção sustentável e o consumo responsável.>
Outros projetos>
Além da Vending Machine da Bioeconomia, a ASSOBIO vai lançar a Vitrine ASSOBIO, um espaço itinerante de exposição e comercialização de produtos feitos por seus associados. entre eles, gin de jambu, molhos de tucupi, granolas de tapioca, cosméticos naturais e biojoias. A proposta é proporcionar experiências sensoriais e ampliar a presença dos negócios da floresta em eventos estratégicos.>
Outro destaque é o projeto “Rota da Bioeconomia”, que levará visitantes a conhecer de perto os empreendimentos que transformam insumos da floresta em produtos de alto valor agregado. Serão 11 roteiros, dez deles na Região Metropolitana de Belém e um na sede da ASSOBIO, no Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia.>
A iniciativa tem apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com recursos do programa Floresta em Pé, parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha via Banco KfW e Fundação Amazônia Sustentável (FAS).>
Sobre a ASSOBIO>
A ASSOBIO reúne mais de 130 pequenos e médios empreendimentos comprometidos com a valorização da sociobiodiversidade amazônica e o fortalecimento de uma economia verde. Fundada em 2023, a associação já gera mais de 1 mil empregos diretos, impacta 70 mil pessoas e movimenta R$ 52 milhões por ano em renda. Saiba mais clicando aqui.>