Pronta para receber líderes mundiais, Vila COP é entregue nesta segunda em Belém

A Vila COP 30 é uma das estratégias de hospedagem para o evento internacional, após, o espaço vai funcionar como centro administrativo do Estado.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 3 de novembro de 2025 às 08:00

Vila COP, também conhecida como Vila dos Líderes, em Belém.
Vila COP, também conhecida como Vila dos Líderes, em Belém. Crédito: Agência Pará

O Governo do Pará entrega, às 11h desta segunda-feira (3), a Vila COP, espaço que irá hospedar participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que Belém sediará de 10 a 21 de novembro. Localizada na Avenida Brigadeiro Protásio, no bairro do Marco, em Belém, a obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e gerou 450 empregos diretos, consolidando mais uma entrega estratégica do Estado para o evento internacional.

Com área total de 19 mil metros quadrados, a Vila COP é composta por seis blocos, sendo cinco destinados à hospedagem, com 405 suítes modernas e equipadas, e um bloco para as áreas de serviço, com lobby, maleiro, escritórios, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenirs, além de espaços de conveniência, restaurante e bar-café.

A Vila COP, também conhecida como Vila dos Líderes, servirá para dois propósitos principais em Belém:

  • Durante a COP30: Funcionará como uma estrutura hoteleira de alto padrão para hospedar chefes de Estado, autoridades internacionais e delegações dos países participantes da conferência.

  • Após a COP30: Será transformada em um centro administrativo definitivo do governo do estado do Pará, abrigando secretarias e serviços estaduais, representando um legado urbano e a redução de custos com aluguéis de prédios públicos a longo prazo, garantindo uso permanente da infraestrutura e contribuindo para a modernização da gestão pública.