Hormônios influenciam emoções, memória e bem-estar

A identificação precoce de distúrbios hormonais ajuda a evitar problemas de humor, sono e memória.

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 11:56

A identificação precoce de distúrbios hormonais ajuda a evitar problemas de humor, sono e memória. 
A identificação precoce de distúrbios hormonais ajuda a evitar problemas de humor, sono e memória.  Crédito: Divulgação

Alterações no humor, crises de ansiedade, insônia, irritabilidade e até falhas de memória podem não estar apenas ligadas a fatores emocionais, mas também ao desequilíbrio hormonal. De acordo com a endocrinologista Renata Maksoud Bussuan, professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Endocrinologia da Afya Educação Médica Belém, os hormônios atuam como reguladores do cérebro e têm impacto direto sobre o bem-estar mental.

“Eles influenciam neurotransmissores como serotonina e dopamina, que estão relacionados à motivação, à alegria e ao equilíbrio emocional. Pequenas alterações hormonais já podem desencadear sintomas importantes, como ansiedade, depressão ou irritabilidade”, explica a médica.

A advogada Isabela Braga, 46 anos, decidiu buscar ajuda de um endocrinologista para compreender melhor as questões relacionadas ao peso, equilíbrio hormonal e bem-estar geral.

“Eu queria não apenas cuidar do lado emocional, mas também verificar se minhas taxas de vitaminas e hormônios estavam corretas, porque esses fatores também impactam a minha saúde como um todo”, explica.

Apesar de possuir plano de saúde, Isabela enfrentava uma dificuldade comum a muitos brasileiros: a longa fila de espera. “A espera por um endocrinologista é muito longa, chega a quatro ou cinco meses. É uma especialidade muito escassa”, afirma.

Segundo a endocrinologista, o chamado “mapeamento hormonal” não deve ser feito de forma indiscriminada. Ele deve ser solicitado apenas após avaliação médica, levando em conta sintomas e fatores de risco de cada paciente. “O acompanhamento com endocrinologista é fundamental para identificar desequilíbrios de forma correta. Assim, evitamos tanto diagnósticos equivocados quanto tratamentos desnecessários”, alerta a médica.

A identificação precoce de distúrbios hormonais ajuda a evitar problemas de humor, sono e memória. “O endocrinologista é um aliado não apenas da saúde física, mas também da saúde mental. Procurar avaliação médica quando surgem sintomas persistentes é fundamental para garantir equilíbrio em todas as fases da vida”, conclui a especialista.