Avião rumo a Lisboa aborta decolagem em Guarulhos

Após a parada, equipes de combate a incêndio foram acionadas para resfriar os pneus

Publicado em 16 de fevereiro de 2026 às 20:16

(O voo LA8146 seguia para Lisboa e foi cancelado após um alerta de superaquecimento em um dos trens de pouso.)
(O voo LA8146 seguia para Lisboa e foi cancelado após um alerta de superaquecimento em um dos trens de pouso.) Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Um avião da Latam Airlines interrompeu a decolagem na noite de domingo (15), no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo LA8146 seguia para Lisboa e foi cancelado após um alerta de superaquecimento em um dos trens de pouso.

A aeronave, um Boeing com capacidade para cerca de 400 passageiros, acelerava para a decolagem e atingia aproximadamente 330 km/h, quando o comandante abortou a manobra e freou ainda na pista.

Após a parada, equipes de combate a incêndio foram acionadas para resfriar os pneus, procedimento padrão em situações de frenagem em alta velocidade. Os passageiros desembarcaram na pista e foram transportados de ônibus até o terminal. Não houve feridos.

Em nota, a Latam informou que a interrupção foi necessária para garantir a “total segurança” dos passageiros. A companhia não detalhou as causas do alerta técnico. “A Latam esclarece que a aeronave que realizava o voo LA8146 de domingo interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação”, afirmou.

Segundo a GRU Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, a operação seguiu normalmente. A administradora informou que, conforme protocolo, a equipe de combate a incêndio foi acionada e que a aeronave se deslocou por meios próprios até uma área segura, sem registro de feridos.

Com informações do G1 e da CNN Brasil.