Mais de 450 pessoas se afogam em praias do Rio de Janeiro durante o Carnaval

Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a evitar consumo de bebidas alcoólicas, respeitar a sinalização de risco e manter as crianças identificadas

Publicado em 16 de fevereiro de 2026 às 19:18

(Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a evitar consumo de bebidas alcoólicas, respeitar a sinalização de risco e manter as crianças identificadas.) 
(Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a evitar consumo de bebidas alcoólicas, respeitar a sinalização de risco e manter as crianças identificadas.)  Crédito: Reprodução/Agência Brasil

O aumento do fluxo de banhistas nas praias do Rio de Janeiro durante o Carnaval provocou uma alta significativa nos casos de afogamento. Conforme os dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, desde a última sexta-feira (13), foram registrados 453 atendimentos relacionados a esse tipo de ocorrência.

Para reforçar o resgate nas praias, a corporação utiliza drones, câmeras térmicas e postos móveis de salvamento, que são deslocados conforme a movimentação de pessoas e as condições do mar.

Segundo o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral dos Bombeiros, Tarciso Salles, a estratégia amplia a mobilidade das equipes e torna o atendimento mais ágil e preventivo em toda a orla.

Cuidados essenciais

O Corpo de Bombeiros orienta que banhistas evitem entrar no mar após o consumo de bebidas alcoólicas, respeitem a sinalização de risco e mantenham crianças sempre sob supervisão. A recomendação é que menores permaneçam identificados e, dentro d’água, a no máximo um braço de distância de um adulto responsável.

Com informações de Metrópoles e Agência Brasil