Bolsonaro não deve ir a abertura de  julgamento nesta terça, diz defesa

Segundo os advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, a decisão foi tomada por motivos de saúde.

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 20:31

Ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro.
Ex-presidente, Jair Messias Bolsonaro. Crédito: Antonio Augusto/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve comparecer ao julgamento do plano de golpe que começa nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo os advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno, a decisão foi tomada por motivos de saúde.

Bolsonaro está em prisão domiciliar e pode ser condenado a mais de 40 anos de prisão por acusação de tramar um golpe de Estado. Segundo a defesa, ela decidiu não comparecer à sessão de abertura do julgamento, por recomendações de advogados, médicos e familiares, por estar com a saúde fragilizada. O ex-presidente deve ficar em casa e assistir pela TV.

A decisão, no entanto, não teria agradado alguns aliados políticos que defendiam que o ex-presidente comparecesse para passar um recado político.

Bolsonaro recebeu a visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), nesta segunda-feira (1). Ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, a parlamentar fez uma oração pelo ex-presidente e disse que ele “está sereno”.