Bolsonaro pode ser enviado à Papuda já na próxima semana, dizem aliados

Ministro Alexandre de Moraes defende que ex-presidente fique em uma cela especial, com paredes brancas, televisão e ar-condicionado

Publicado em 3 de novembro de 2025 às 08:14

Jair Bolsonaro, ex-presidente da República -
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República - Crédito: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Interlocutores e pessoas próximas a Jair Bolsonaro cogitam que o Supremo Tribunal Federal (STF) enviará o ex-presidente da República para o presídio de segurança máxima da Papuda na próxima semana. O STF rejeitou os embargos de declaração protocolados pela defesa. Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

Aliados do ex-presidente avaliam que os ministros da Suprema Corte enxergam a cadeia como um "símbolo" do julgamento da trama golpista. Já a família do ex-presidente disse que o movimento é uma tentativa de "humilhar" e "desgastar" a imagem de Bolsonaro.

A direita acredita que o ex-presidente ficará no presídio poucas semanas e que o STF restabelecerá a prisão domiciliar, em razão de sua saúde debilitada. Jair Bolsonaro enfrenta problemas de saúde após uma facada que recebeu na campanha eleitoral de 2018. Este ano, Bolsonaro foi diagnosticado com câncer de pele.

Questionado na última sexta-feira (31), sobre a possibilidade de o ex-mandatário ser enviado à Papuda, o STF não emitiu nota oficial.

Um influente magistrado da Corte, que mantém interlocução com Alexandre de Moraes, defende que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar.

A mesma Corte concedeu prisão domiciliar a Fernando Collor. No entanto, Alexandre de Moraes defende que Bolsonaro vá para a Papuda em uma cela especial, com paredes brancas, televisão e ar-condicionado.

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por golpe de Estado e mais quatro crimes. Hoje, ele cumpre prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares no âmbito de outra investigação, a que mira suposto crime de coação no curso do processo.