Casa Branca pode se manifestar sobre STF investigar Silas Malafaia; entenda

Malafaia é investigado por suposta obstrução no processo sobre tentativa de golpe de Estado

Publicado em 20 de agosto de 2025 às 10:45

Malafaia é investigado por suposta obstrução no processo sobre tentativa de golpe de Estado
Malafaia é investigado por suposta obstrução no processo sobre tentativa de golpe de Estado Crédito: Fabio Rodrigues - Agência Brasil 

A investigação da Polícia Federal contra o pastor Silas Malafaia por suposta obstrução no processo sobre a tentativa de golpe de Estado foi comunicada para os líderes cristãos ligados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A inclusão do pastor brasileiro no inquérito do 8/1 foi por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O reverendo Samuel Rodriguez, pastor da Igreja New Season em Sacramento, Califórnia, e presidente da Conferência Nacional de Liderança Cristã Hispânica (NHCLC, na sigla em inglês) foi notificado sobre a decisão contra Malafaia. Rodriguez foi quem comandou a cerimônia de posse do primeiro mandato de Trump, em 2017. A informação sobre a inclusão de Malafaia no inquérito deve chegar até o líder norte-americano ainda esta semana.

A aliança entre Rodriguez e Donald Trump pode fazer com que a Casa Branca se pronuncie em favor ao pastor Silas Malafaia. Após a inclusão de Malafaia no processo de investigação, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) gravou um vídeo em defesa do pastor.

Silas Malafaia é líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo. Ele é investigado por coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O pastor nega qualquer participação nas acusações feitas pela PF.

Com informações do portal Pleno News