Conheça a Papudinha, local onde Bolsonaro cumprirá pena

Ex-presidente deixa custódia da Polícia Federal e passará a cumprir pena em ala especial do Complexo da Papuda, em Brasília

Publicado em 15 de janeiro de 2026 às 18:47

Prédio faz parte do Complexo da Papuda -
Prédio faz parte do Complexo da Papuda - Crédito: Reprodução/Google Maps

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser transferido ainda nesta quinta-feira (15) para a chamada “Papudinha”, unidade prisional localizada no Complexo da Papuda, no Distrito Federal.

Desde 22 de novembro, Bolsonaro estava detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A prisão preventiva foi decretada após o descumprimento das medidas cautelares impostas pela Justiça, incluindo uma tentativa de violação da tornozeleira eletrônica.

Posteriormente, o ex-presidente passou a cumprir pena definitiva de 27 anos e 3 meses de reclusão, após condenação por liderar um plano para romper a ordem democrática e impedir a alternância de poder no país.

Papudinha

A Papudinha é conhecida por abrigar presos em condições diferenciadas dentro do sistema penitenciário do Distrito Federal. Oficialmente, trata-se de um prédio separado dentro do Complexo da Papuda, tradicionalmente destinado a detentos com direito à prisão especial ou que demandam maior controle por questões de segurança, como policiais militares e autoridades públicas.

O local também abriga outros nomes ligados às investigações sobre os atos contra a democracia. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres cumpre pena no mesmo espaço desde novembro do ano passado, após ter sido condenado a 24 anos de prisão em regime fechado por sua atuação para sustentar Bolsonaro no poder. Já o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, está na unidade depois de ter sido preso no Paraguai e transferido para o Brasil.

A transferência de Bolsonaro marca uma nova etapa no cumprimento da pena e encerra o período em que ele permanecia sob custódia direta da Polícia Federal.

Fonte: CNN Brasil