CPMI contra Banco Master será protocolado com 278 assinaturas

O número de assinaturas obtido é superior ao mínimo necessário para a criação de uma CPMI.

Publicado em 3 de fevereiro de 2026 às 13:04

Liquidação do Banco Master aciona maior operação de ressarcimento já feita pelo FGC
Liquidação do Banco Master aciona maior operação de ressarcimento já feita pelo FGC Crédito: Reprodução

Um requerimento para instalar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o Banco Master alcançou o apoio de 278 parlamentares no Congresso Nacional. A proposta da CPMI tem a finalidade de apurar denúncias e possíveis irregularidades envolvendo a instituição financeira.

A solicitação da abertura da CPMI é do deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), que reuniu as assinaturas de 236 deputados e 42 senadores. De acordo com o autor, o número de adesões representa um “recorde histórico” e reflete o compromisso do parlamento em investigar o que chamou de “escândalo”.

Com o apoio formalizado, o próximo passo é o protocolo do pedido, agendado para às 15h, desta terça-feira (3), seguido pela leitura do requerimento no Congresso para a instalação oficial da comissão. Jordy destacou que a sociedade exige transparência e que a apuração será profunda.

O deputado federal afirmou que o objetivo é conduzir uma investigação “séria, técnica e responsável” para esclarecer os fatos. O número de assinaturas obtido é superior ao mínimo necessário para a criação de uma CPMI.

Com informações do portal de notícias Jovem Pan News